sexta-feira, 23 de março de 2012

Lucas X Chico - Manipulação da Mídia

      • Lucas Pierre Domingos Fernandes Grande Chico Satã. É um prazer debater com aquele que vem direto das Trevas. Só espero que não tenhas nenhum Abraxas invocado ao seu favor para o nosso duelo, ou senão teria que exorcizar cada tréplica minha com uma Cruz.

        Mas, vamos lá!

        Na mídia contemporânea, fica cada dia mais claro e evidente a alienação midiática propagada pela televisão brasileira e por alguns grandes jornais e revistas que influenciam o pensamento da Sociedade por meio daquilo que os seus donos e chefes pensam ou almejam.

        Vamos começar pela TV e falou de TV o que logo te vêm na cabeça? TV GLOBO. "PLIM-PLIM!" e aquele símbolo da Vênus Platinada.

        É incrível como a 3º maior emissora do planeta pode ter tanto conteúdo chulo e inútil em sua programação.

        Vamos lembrar de alguns programas que tornam o indivíduo alienado: Big Brother Brasil, para começar. Me diga, caro duelista: o que se acrescenta na vida de um indivíduo assistindo um programa com 16 pessoas confinadas dentro de uma casa?
        Creio eu que nada. O indivíduo fica é se imaginando dentro da casa e pensando: "se eu estivesse lá, comeria aquela garota, beberia sem parar nas festinhas e mandaria aquele idiota para o paredão". Ele fica lá...imaginando, sonhando e em Estado Inerte com este sonho impossível.

        Enquanto isso, a Vida não para, meu caro! Perde-se tempo com o fútil enquanto poderia-se estar enriquecendo a Mente com ótimos programas culturais, documentários que ensinam e explicam e debates construtivos.

        Outro programa da TV Globo que é uma excelente ferramenta manipuladora: AS NOVELAS! MALDITAS NOVELAS.

        Meu caro, nada mais manipulador do que as novelas: a indivídua fica lá...sonhando que vai ter Amor, que vai ter o Príncipe Encantado do lado dela e que vai ter que superar uma Vilã antes disso. Porra, nada a ver! A Vida não condiz com uma novela.
        Sociologicamente falando: Amor de Novela é coisa de Pobre. Não existe e nunca existirá. Seu conteúdo serve UNICAMENTE e EXCLUSIVAMENTE para fazer o indivíduo "entreter-se e sonhar" com uma coisa que não é real e que muitas vezes não está ao seu alcance.

        Outro exemplo: as propagandas de bancos! Ah, que merda! Não tem nada mais alienador e manipulador, meu caro.
        Você olha as propagandas de bancos como Itaú, Santander, Bradesco e CIA. limitada e o cenário é esse: vocÊ sendo atendido rapidamente, o gerente só de risadinha contigo, você pega o seu empréstimo sorrindo e tudo está lindo e maravilhoso.

        Quanta ilusão! A realidade é contrária: meia-hora de espera, gerente carrancudo(isso quando você CONSEGUE falar com o mesmo), e a ameaça de juros altos e nome sujo caso o empréstimo não seja quitado.

        Resumo panorâmico: o indivíduo se vê alienado e iludido pela oportunidade que a propaganda diz oferecer, e chegando lá acontece o inverso.

        Maldita manipulação! E os indivíduos, parados em sua inércia, continuam sofrendo com a mesma.

        -------------------------------------------------------------------------------------

        "Vivemos num tempo de chantagem universal, Que toma duas formas complementares de escárnio: Há a chantagem da violência e a chantagem do entretenimento. Uma e outra servem sempre para a mesma coisa: Manter o homem simples longe do centro dos grandes acontecimentos."

        - Jose Ortega y Gasset

        Essa frase resume a função real do Entretenimento proposto pela mídia. Encerro assim minhas considerações iniciais.
      • Chico Sofista Muito tem se discutido a respeito das diferenças de condutas dos indivíduos mais jovens, que parecem precoces ao se interessarem por temas que não parecem apropriados para suas idades, do ponto de vista de pessoas mais velhas que analisam a situação.

        Acontece que o mundo está se transformando em uma velocidade tal que é muito difícil para todos os envolvidos identificarem essas diferenças. É óbvio que esta geração nascida nos anos 90 é bem diferente daquela nascida nos anos 80, que não é tão diferente assim do pessoal dos anos 70.

        Mas uma característica é comum à pessoas de todas as idades que estão lendo esses debates: Elas sofreram INFLUÊNCIA SOCIAL, que ajudou a criar suas próprias personalidades. A internet causou uma revolução no conhecimento e as gerações mais recentes estão vivendo situações nunca antes experimentadas (nesta intensidade) por este conjunto de macacos pelados que até pouco tempo atrás, mal conseguiam formar uma sentença, mas se comunicavam muito bem, por gesticulações e ruídos guturais.

        A influência social ocorre quando as emoções de uma pessoa, assim como suas opiniões ou comportamentos são afetados por outros. A influência social pode ocorrer de várias formas, sendo observada na prática quando analisamos situações de conformidade social, socialização, obediência à autoridades, persuação e também na área da publicidade, que é a que eu trabalho.

        Eu recomendaria a leitura do psicólogo de Harvard “Herbert Kelman”, que distingue três formas de influência social: 1- Quando as pessoas dizem concordar umas com as outras, mas intimamente discordam, 2- Quando alguém é influenciado por alguém que é digno de admiração ou respeito, como uma autoridade ou um ícone em qualquer área. 3- Quando as pessoas aceitam uma crença ou comportamento e manifestam publicamente.

        Além disso, o ser humano possui a necessidade psicológica de se confomar com as expectativas dos outros, por que sente a necessidade de ser aceito socialmente, e também de estar realmente certo sobre um assunto.

        Desde que começamos nosso aprendizado, na escola da humanidade, recebemos informações de outras pessoas que nos servem de evidências acerca da realidade. Você não deu a volta ao mundo, mas tem certeza que o planeta é esférico, por que confiou em algo que foi dito pra você.

        E para começar este diálogo, meu amigo Lucas, eu te pergunto.

        O que te faz ter tanta certeza que as informações que aquilo que você resolveu ter como “correto”, baseado naquilo que te contaram sua vida inteira, é “melhor” do que as informações que outras pessoas resolveram dar crédito?

        Se você não se diverte com programas como tele-novelas e Big Brother, o que te dá o direito de condená-los? Como pode garantir que as programações que você prefere fazer, como debater neste grupo, são REALMENTE mais importantes, ou até mesmo mais úteis, que as atividades que outras pessoas fazem?

        Aliás, Lucas, você conhece algum ser humano que não tenha sido manipulado até hoje? Seja pela religião, seja pela escola, seja pelos familiares ou amigos?

        Quando damos crédito a alguma informação, estamos nos deixando iludir por aquela “verdade” momentânea, que nada mais é que uma satisfação psicológica de mecanismos de associação cognitiva.

        Tem um experimento clássico do Skinner em que ele coloca um pombo em uma caixa que fica repetindo uns padrões de luz. Quando o pombo repete uma seqüência (ex: bicar uma luz verde e uma amarela), recebe comida. Quando a sequência de luz é aleatória, o pombo continua tentando encontrar padrões onde não existem.

        E nós possuímos este mesmo mecanismo. Explica por que nos interessamos por besteiras como numerologia e astrologia, mas também está relacionado a um padrão de aprendizado que todo cordado possui: A de que a natureza se comporta por leis que se repetem. Sem essa inferência, não é possível saber cousa alguma a respeito de nada.

        Por isso eu te deixo esta pergunta, Lucas:

        _Por que você acha que não está sendo manipulado?

        E quando perceber que ESTÁ SIM sendo manipulado, me responda...

        Por que a forma como você está sendo manipulado é melhor que a dos outros?

        Muita gente assiste televisão como uma forma de distração de seus problemas diários. Estas pessoas não “gostam realmente” do que estão assistindo, mas evitam programações mais pesadas, por que estão cansadas de desafios e querem algo simples de ser assimilado que as distancie um pouco de sua própria realidade.

        Ou por um acaso você acha que todo ser humano nasceu para ser filósofo?

        E as propagandas... Não são elas feitas para iludirem? Para serem essencialmente superlativas? Qualquer um que interprete ao pé-da-letra o que elas dizem é, no mínimo, estúpido. É como exigir que o lanche do Mac Donald’s venha do mesmo tamanho que o da foto.

        Você reclama da “inércia” do ser humano, em não lutar contra as tiranias opressoras e manipuladoras. O que você sugere, caro Lucas? Que todas as pessoas fossem exatamente iguais à você? Neste caso, estamos discutindo qual manipulação é mais útil que a outra (e para isso deveríamos nos questionar para qual propósito) ou se existe uma forma de NÃO SER MANIPULADO?

        Deixo a introdução com estas reflexões.

        Até mais.
      • Lucas Pierre Domingos Fernandes Meu caro amigo Chico:

        Todos tem o direito de saber, ser informado e também informar. Portanto não há alguma lei ou coisa parecida que impeça alguém de trabalhar com a notícia.

        Há séculos o trabalho da imprensa era mais restrito, pois não existiam meios de comunicação com alta tecnologia como nos dias atuais. O que é interessante é que, no passado, os trabalhadores midiáticos honravam mais sua classe.

        Com o passar do tempo e a chegada de novos instrumentos tecnológicos, os comunicadores perceberam que eram influentes de uma forma que qualquer coisa publicada em jornais e revistas era de fácil absorção dos leitores que não apresentavam senso crítico aos textos que eram publicados. Rádios e Televisão perceberam o mesmo e com isso começaram a influenciar na publicação de matérias.

        Para ganhar confiança da população, a maioria dos meios de comunicação atuais apresentam uma linha editorial que vai em defesa dos direitos da sociedade. E quando sentem que conseguiram total confiança, entra o chamado “interesse financeiro”. Publicações manipuladas, com informações distorcidas para favorecer alguma empresa, algum político entre outros.

        As propagandas, principalmente as da televisão, fazem com que a população fique com restrição de pensamento crítico. Geralmente são produzidas com foco principal, a manipulação em torno de algum assunto. Podemos citar os comerciais que deixam as pessoas com pensamento de estarem em condições idênticas às apresentadas, e na realidade, tudo não passa de uma manipulação. Exemplo: Há comercias de televisão que exploram a beleza do corpo feminino. Mostrando que dá para todas ficarem com o corpo totalmente igual.

        A influencia é tão impactante que muitas mulheres irão começar a trabalhar o corpo, rendendo-se a manipulação gerada. Evidentemente que dessas mulheres, poucas conseguirão efeitos finais parecidos com os apresentados, já que existem fatores como dinheiro, vontade e tempo que são vitais para que tudo ocorra da “forma fácil” como nas propagandas.

        As pessoas deixam de se satisfazerem com suas próprias vontades para fazer aquilo que é imposto pela mídia, gastam “dinheiro fugindo do seu próprio controle. Com isso, gera-se diversos problemas como doenças e preconceitos, além de diminuir sua auto estima e correr o risco de se transformar em uma pessoa que não é.

        Outra citação que demonstra como a mídia consegue impor suas vontades: As pessoas que são mais críticas e mostram a realidade, muitas vezes política e econômica dos países, e que não seguem nenhuma “modinha” criada, são consideradas pessoas estranhas, sem graça, e até loucas. Ou seja, a mídia consegue com que seus manipulados pensem o negativo dos que vão contra a esses tipos de situações.

        A mídia imprensa, televisiva e radiofônica, trabalha com o jogo do poder. Assumem indiretamente suas posições políticas, quando na realidade, deveriam apenas apurar e mostrar seus fatos aos leitores, telespectadores e ouvintes. Deveria ser “é isso e ponto. Agora, formule seus entendimentos.” Porém nada disso é seguido, a mídia insiste em manipular de forma suja para que seus interesses sejam colocados em primeiro lugar. No século 19 e 20, quando as pessoas eram consideradas cultas, ocorreram revoluções democráticas e sociais. As pessoas com censo crítico insatisfeitas com a política de seus países foram às ruas demonstrar suas revoltas. Isso é “prejudicial” aos poderosos de plantão que com algumas notas, conseguem comprar a honra e moral de pessoas ligadas a mídia, para que manipulem, distorçam o que será publicado. Influenciar as pessoas com comerciais que irá causar esse “emburrecimento” cultural. E todos continuaram a mercê da vontade dos manipuladores.

        A mídia com esse “joguinho de esconde isso e esconde aquilo”, corre um risco tremendo de que a qualquer momento, estoure a verdadeira revolução tecnológica em prol da sociedade, onde os que escaparam da manipulação e criaram um censo crítico, no mínimo que seja, conseguirão mostrar a todos que o caminho que estão seguindo é o verdadeiro caminho da desgraça humana. Caso a mídia não pare de influenciar negativamente (nem toda a mídia) , um dia a população irá se conscientizar de que está sendo traída e todos os meios de imprensa irão perder seus fiéis leitores, ouvintes e telespectadores. Consequentemente, os sujos enriquecedores, que exploram a mídia para que escondam a verdade, irão deixá-los com uma mão na frente e outra atrás.
      • Chico Sofista E aí, Lucas!

        Você começou o debate com esse discurso de bom moço, politicamente correto, dizendo que as pessoas não deveriam ocupar o tempo delas fazendo isso ou aquilo e dizendo que as pessoas são manipuladas por outras pessoas (malfeitoras), que querem que elas sejam alienadas para poder fazer com elas o que quiser.

        Por isso, eu fiquei a minha introdução inteira tentando mostrar que na verdade, o que você chama de manipulação, nada mais é a INFLUÊNCIA SOCIAL, que TODAS AS PESSOAS estão sujeitas.

        Se você diz que tem gente sendo manipulada, você também está sendo manipulado, EXATAMENTE PELO MESMO MOTIVO.

        Mas eu andei lendo os seus outros debates, para poder ter uma ideia mais ampla sobre os seus pontos de vista. Se eu fosse você, provavelmente eu diria que, em verdade vos digo, que você tem participado de muitos debates, meu caro duelista.

        Mas agora que o ritmo diminuiu e você pode despender um pouco mais de atenção à este debate, peço que releia minhas considerações e veja as perguntas que te fiz, assim como a atenção que teve com elas em sua resposta.

        Eu vou tentar deixar mais claro o meu ponto de vista.

        Da forma como você fala, parece que a FUNÇÃO da mídia (que é controlada por iniciativas privadas, principalmente) é educar a população.

        Em outro debate com o Alonso, sobre Anarquismo, você disse que achava que o Estado deve ter total poder e deve intervir o tempo todo, sempre que achar que vai estar fazendo o bem para a população.

        E apesar de querer detonar a bíblia em outro tópico, você tem se revelado uma pessoa de muita fé!

        Mais ainda que o Alonso ou o Big John, pois a sua fé parece ser em pessoas que fazem nossas leis, e pior ainda, POLÍTICOS! Isso mesmo. Essa corja de desonestos que vive votando medidas para aumentar ainda mais o próprio salário (que já é absurdamente maior do que merecem).

        E aí você vem neste tópico dizendo que a mídia manipula as pessoas.

        Eu, assim como o Alonso, te respondemos que INFULÊNCIA SOCIAL é algo inevitável.

        Você, provavelmente é a favor da manipulação da população.

        Não pode ser à favor de um “homem não manipulado” (sem influência social), simplesmente por que isso não existe. Ou segundo seu próprio julgamento, você acha que, como Rosseau dizia, é a sociedade quem corrompe o indivíduo, e o ideal seria se fôssemos como os selvagens?

        Na verdade é o contrário. O ser humano é naturalmente mesquinho e egoísta e são as normas sociais que fazem ele agir com humanismo. Basta analisar como é o comportamento das crianças (que ainda não sofreram influência suficiente), ou das tribos primitivas (com sacrifícios humanos e canibalismo).

        A questão, então, não é evitar a manipulação (influência social) e sim sabermos qual é a manipulação que nos vai ser mais útil, para que tenhamos um determinado tipo de ser humano, pré-idealizado por nós mesmos.

        Por isso eu te perguntei quais eram os alicerces do seu julgamento. Como você pode dizer que a forma como VOCÊ é manipulado é MELHOR que a dos outros? Por que a influência que você recebeu te garante posição de juízo perante as outras formas de se influenciar pessoas?

        Espero que até o fim do debate, você tente discutir essas questões, pois elas são CENTRAIS para nossa discussão.

        Você provavelmente vai me dizer que as influências que você recebeu são mais ÚTEIS, e talvez diga que o estado deveria interferir nas ações da mídia, de forma a garantir que as pessoas não sejam “manipuladas”.

        Se for isso, seu discurso vai ficar muito parecido com os slogans piegas desse pessoal de “esquerda” que defende a aprovação de leis para controle de imprensa no Brasil, que é um tremendo de um retrocesso intelectual para uma nação democrática.

        Deixe para Cuba e Coréia do Norte este negócio de interferir em como os veículos de comunicação vão vincular suas informações.

        Se o ESTADO cumprisse com suas OBRIGAÇÕES, entre elas, EDUCAR a população, teríamos mais indivíduos com senso crítico, interessado em outro tipo de informação.

        Numa situação destas, os veículos de informação teriam de se adaptar para atender a demanda mercadológica dessa população, da mesma forma que ocorre hoje. A diferença é que, por termos uma população sem educação e senso crítico, a mídia dá a ela aquilo que ela quer: porcaria.

        A maior parte das coisas que a gente acha que precisa, Lucas, na verdade a gente só QUER. E quase tudo o que a gente QUER, foi ensinado para a gente. Aprendemos a querer as coisas, quando sofremos influência do meio na formação da nossa personalidade.

        Por isso, eu considero absurda qualquer intervenção na liberdade que as pessoas possam ter de procurar o tipo de informação QUE MAIS LHE AGRADEM e dane-se se é Chaves, Big Brother ou Olavo de Carvalho.

        Você tem razão ao dizer que quem controla a informação que as pessoas recebem controla tudo, já que consegue manipular as decisões das pessoas. Também tem razão ao afirmar que os órgãos privados trabalham com interesses escusos e se aproveitam da alienação da população.

        Mas você não propôs nenhuma alternativa.

        Se sua alternativa é a de que o ESTADO interfira no conteúdo da informação que vai ser distribuída à população, gostaria de saber o que é que te garante que seus super heróis de terno vão ser diferentes dos atuais “donos” do poder manipulativo.

        Eu acho que sempre vai existir uma mídia manipuladora, Lucas.

        A questão que nos sobra é: Quem deve controlá-la?

        Quem deve contar nossa história?

        Quem controla a história, controla o futuro, Lucas.

        Até a próxima.
      • Lucas Pierre Domingos Fernandes Meu caro Chico Sofista:

        “Se você não se diverte com programas como tele-novelas e Big Brother, o que te dá o direito de condená-los? Como pode garantir que as programações que você prefere fazer, como debater neste grupo, são REALMENTE mais importantes, ou até mesmo mais úteis, que as atividades que outras pessoas fazem?

        Aliás, Lucas, você conhece algum ser humano que não tenha sido manipulado até hoje? Seja pela religião, seja pela escola, seja pelos familiares ou amigos?”

        Meu caro, fica evidente que debater neste grupo trata-se de algo muito mais importante do que assistir a uma novela ou ao Big Brother Brasil. Veja: o que aprende-se assistindo novelas? Nada. O BBB transmite algum conteúdo educativo na forma de entretenimento? De fato, não!
        Se a sociedade aprendesse desde cedo em seu respectivo sistema educacional a discernir o que é útil e o que não é útil para a VIDA dela, não teríamos pessoas tão manipuladas pela Mídia tal qual temos hoje.
        Em países com uma educação desenvolvida essa manipulação midiática não funciona. Na França, por exemplo o BBB teve apenas sete temporadas, e em ANOS ALTERNADOS. Na Austrália, ficou no ar de 2001 a 2008, saindo do ar por conta de sua baixíssima audiência por lá.
        Quando se tem um embasamento cultural e ético formado, com a união de um sistema educacional forte e que educa, a mídia perde o poder de alienação da massa. As pessoas irão escolher o MELHOR para assistir, e não o PIOR, como vemos aqui no Brasil.

        “E apesar de querer detonar a bíblia em outro tópico, você tem se revelado uma pessoa de muita fé!”

        Caro amigo, não é porque eu tenho Fé que eu vou concordar com tudo o que leio e prega a Fé.

        “Eu, assim como o Alonso, te respondemos que INFLUÊNCIA SOCIAL é algo inevitável.

        Você, provavelmente é a favor da manipulação da população.”

        Outro engano da sua parte, meu caro. INFLUÊNCIA SOCIAL não é MANIPULAÇÃO. Ninguém é obrigado a assistir Chaves só porque todo mundo assiste. Você assiste se quer, se gosta e acha bacana. E, se não gosta, não dá a mínima para o programa.

        Isso seria “estar influenciado” socialmente. A MANIPULAÇÃO faz com que, mesmo que você não goste da coisa, ela está lá na sua cabeça. Um exemplo disso pode ser a música “Ai, Se Eu Te Pego” do Michel Teló. Ora pois, todo mundo sabe cantar aquela porcaria!

        A manipulação aparece nas formas da vida social porque a estrutura social atual tem uma caacterística manipuladora. É justamente esta estrutura social que desencadeia todo o processo manipulador: cria “aquele que manipula” dando origem a sistemas que necessariamente originam o “manipulado” ao tornar fácil a existência de homens ou grupos de homens que crêem atuar por sua própria conta embora de fato estejam sendo programados (telespectadores, leitores de jornais, assembléia de sindicatos etc.); e cria o “manipular” enquanto operação calculada para transmitir uma mensagem determinada a um receptor humano a fim de que a viva como soa.
        12 de Março às 09:22 · · 1
      • Chico Sofista Saudações, meu amigo Lucas Pierre.

        Ao ler a sua tréplica e também o seu debate em andamento sobre futebol não pude deixar de pensar que ou você está totalmente atrapalhado ou está tentando ser sofista.

        Quer dizer então que não existe alienação causada pelo futebol, por que é apenas um esporte com fins de entretenimento, mas o Big Brother e as novelas sim, seriam instrumentos de manipulação.

        E por um acaso o excesso de interesse que as pessoas dedicam à este esporte não desvia o mesmo equivalente que poderia estar sendo voltado para causas muito mais nobres? E por que é que o passatempo de se assistir futebol é “melhor” que o passatempo de se assistir novelas? Para a maioria das donas de casa desse país, e talvez até os senhores seus avós, assisitir novelas traz mais divertimento do que assistir futebol. Ou mesmo participar de grupos de debates como este.

        No tópico sobre futebol vemos o Lucas roubando palavras da minha boca dizendo que futebol não é manipulação por que é “apenas influência social” fazendo parecer inclusive que esta minha assertiva é apenas uma afirmativa relativista que serve para desviar de um fato primordial: As pessoas formam grupos com números reduzidos de membros, com influência suficiente para ditar a história da humanidade. E isto sempre foi assim.

        É uma pena que nosso futuro jornalista não tenha abordado uma questão fundamental nesta discussão sobre a manipulação da mídia: A mídia brasileira é controlada por um número muito pequeno de veículos, que controla quase tudo o que é dito pelos outros, através de sua rede de influências. Desta forma, é possível que muitas das coisas que são vinculadas como “fatos” pelos veículos de comunicação, na verdade são distorções realizadas para servir aos interesses, na maioria das vezes econômico de um número muito pequeno de indivíduos.

        Ao contrário, resolveu criticar a indústria do entretenimento, cuja missão é justamente vender ilusões, mas não nega isto. As pessoas devem ser livres para fazer os programas que quiserem, desde Jack Ass até Big Brother e devem continuar fazendo enquanto houverem idiotas interessados neste tipo de informação, cumprindo um conceito democrático básico do mercado que é a lei da oferta e da procura. Afinal de contas, o mercado existe para saciar os interesses dos humanos que o criaram, assim como qualquer outra instituição humana.

        O mesmo não poderia deixar de ser para a mídia. A mídia existe tem a função de trazer informação para as pessoas de acordo com os interesses dos envolvidos.

        Agora, vejam o que disse nosso amigo Lucas Pierre:

        “Meu caro, fica evidente que debater neste grupo trata-se de algo muito mais importante do que assistir a uma novela ou ao Big Brother Brasil. Veja: o que aprende-se assistindo novelas? Nada. O BBB transmite algum conteúdo educativo na forma de entretenimento? De fato, não!”

        Importante para quem, Lucas? Se uma pessoa procura distração e se distrai melhor assisitindo BBB do que participando do nosso grupo, quem é você para dizer para ela o que é IMPORTANTE para ela se distrair? Percebe que a única forma de você legitimizar essa sua crítica seria violando princípios fundamentais do estado democrático?

        Mas ainda bem que você concordou comigo e percebeu que, de fato, o problema todo só existe por que as pessoas são facilmente alienáveis por não terem recebido educação apropriada.

        “Se a sociedade aprendesse desde cedo em seu respectivo sistema educacional a discernir o que é útil e o que não é útil para a VIDA dela, não teríamos pessoas tão manipuladas pela Mídia tal qual temos hoje.”

        Ponto para você, Lucas, por ter concordado comigo. RS. O fato é: Se a mídia está apenas satisfazendo os interesses dos envolvidos (inclusive daqueles que fazem uso dela) e o problema está justamente neste fato, quem está ERRADO nesta história toda? Aquele faz uso de seus direitos para satisfazer seus interesses ou daquele que não cumpre com suas obrigações (educar a população – estado) e sempre que deram poder para políticos controlarem o que é escrito pela mídia, o resultado foi a criação de estados opressores e violadores de liberdade de expressão.

        “Em países com uma educação desenvolvida essa manipulação midiática não funciona. Na França, por exemplo o BBB teve apenas sete temporadas, e em ANOS ALTERNADOS. Na Austrália, ficou no ar de 2001 a 2008, saindo do ar por conta de sua baixíssima audiência por lá.”

        Veja que besteira, meu amigo. Deixe de pensar que o BBB é o que há de pior em “manipulação midiática”, pois não há nada de manipulação nisto aí comparado com o que é feito nos grandes jornais que deveriam ser responsáveis por transmitir informações VERDADEIRAS, que correspondem a FATOS.

        O fato do BBB ser ou não uma armação vai mudar alguma coisa na conjuntura histórica da sua sociedade? O que vai REALMENTE te afetar são fatos envolvendo situações extremamente delicadas, como denúncias de corrupção, promoções partidárias e promoção de interesses de corporações. Isto sim é importante, BBB é apenas ópio, e como todo ópio, deixe que cada um se envenene com a porcaria que achar melhor, oras.

        E não pense que na França também não existe manipulação midiática de uma forma ainda mais sutil do que a que temos por aqui, onde o povo ainda deixa passar muita coisa por não ter o senso crítico tão apurado.

        Onde existirem seres humanos, haverá conflitos de interesses. A única forma útil de se interferir neste jogo é sabendo como é que interesses que beneficiem a maioria prevaleçam. Mas sempre haverá uma parte prejudicada e outra beneficiada. Isto é inerente à qualquer relação humana.

        Quando eu falei da sua fé, Lucas, não estava me referindo à sua fé religiosa, muito pelo contrário, me referia à sua fé pagã em seus próprios valores e nos homens em serem justos para ditarem o que deve ou não ser dito pelas pessoas. E mais, políticos, classe social historicamente formada por indivíduos cujos bons princípios não são suas principais virtudes, por mais que sempre tenham tentado mostrar o contrário.
      • Chico Sofista Eu disse isso por que antecipava alguma sugestão sua para este dilema. Afinal de contas, como fazer com que as pessoas utilizem seu tempo de forma mais útil? E mais importante: Quem é que deve julgar o que é ou não é útil para as pessoas?

        Eu não sei se meu oponente vai responder a essas perguntas, mas de antemão, eu mesmo as respondo.

        Em minha opinião, a melhor forma de fazer as pessoas utilizarem o tempo delas da forma mais útil é, em primeiro lugar, dar a elas a liberdade de dedicar suas atenções àquilo que mais lhes fosse interessante. Em segundo lugar, estimular, desde a mais tenra infância, o espírito questionador e investigativo que todas as pessoas tem, de forma a ter uma sociedade pautada na diversidade cultural e também na elaboração de senso crítico, que permite sempre renovações de sua própria maneira de pensar.

        E quem é que deve julgar o que é útil para as pessoas?

        ELAS MESMAS.

        O máximo que podemos fazer é tentar mostrar alternativas mais úteis e seu argumento será tão poderoso conforme a veracidade da sua afirmação, quando aplicada à pessoa em questão.

        Sempre vai ter gente preferindo Big Brother à debates intelectuais. E isso é algo bom, Lucas, não é ruim. Significa que as pessoas são diferentes. E é justamente por serem diferentes que podemos fazer nosso próprio juízo de valores. É por isso que podemos dizer que alguém é “melhor” ou “pior” que outro, em algum atributo. Se todos tivessem os mesmos interesses que os meus, eu não seria melhor que os outros, justamente naquilo que me faz especial: ser eu mesmo. E ainda bem que coube a mim este maravilhoso papel, pois eu não gostaria de estar vivendo a vida de outra pessoa.

        Assim como eu tenho certeza que o cara que gosta de futebol e Big Brother não vai querer viver a minha vida.

        O Michel Teló não tem nenhuma influência na minha vida, Lucas. Ele é apenas uma demonstração clara de que meu gosto para música é muito mais refinado que o da maioria das pessoas e, ao contrário de ti, que ficou indignado, eu fico muito feliz com isso.

        Eu termino minha tréplica dizendo que a manipulação midiática REALMENTE EXISTE, mas ela é muito diferente desta que você quis mostrar. O que acontece na indústria do entretenimento é apenas a venda de imagens que servem aos interesses dos consumidores. Agora, o que acontece nos noticiários, é algo MUITO mais delicado. NESTE PONTO, eu concordaria que algumas medidas intervencionistas poderiam ser justificáveis, dependendo de como fossem realizadas. Mas como eu sei dos interesses dos grupos que querem ter este poder intervencionista, volto a me perguntar se isto seria realmente uma boa ideia.

        Espero pela conclusão do meu adversário para chegarmos a um veredicto sobre este debate.

        Abraços.

        C.S.
      • Lucas Pierre Domingos Fernandes ‎"A mídia brasileira é controlada por um número muito pequeno de veículos, que controla quase tudo o que é dito pelos outros, através de sua rede de influências. Desta forma, é possível que muitas das coisas que são vinculadas como “fatos” pelos veículos de comunicação, na verdade são distorções realizadas para servir aos interesses, na maioria das vezes econômico de um número muito pequeno de indivíduos."

        Meu caro Chico, é óbvio que isso é uma ALIENAÇÃO. O indivíduo distorce os fatos levando-o a acreditar naquilo que determinado órgão de comunicação está divulgando. O órgão de comunicação FAZ A PESSOA ACREDITAR NAQUILO QUE ELE ESTÁ DIVULGANDO. Isso é uma MANIPULAÇÃO.

        Meu caro, é óbvio que existe manipulação tanto no entretenimento quanto na infulência política: as pessoas querem usar as roupas que estão sendo usadas na novela, bordões não originais de seus personagens caem na boca do povo. As pessoas NÃO CONSTROEM SUA PRÓPRIA MODA, PELO CONTRÁRIO: ELAS USAM A MODA QUE A MÍDIA DIVULGA, QUE A MÍDIA ENFIA NAS SUAS RESPECTIVAS CABEÇAS, e isso em sua maioria esmagadora...(continua)
      • Lucas Pierre Domingos Fernandes Você está certo, caro Chico. A mídia deve entreter, mas se você reparar, o vocabulário das novelas é cada vez mais pobre, as tramas são cada vez mais pobres e repetitivas com seus clichês... a indústria de massa entorpece, dificulta na capacidade de tomada de decisão do indivíduo desta forma. Tudo isso é realizado pelo agendamento e enquadramento(agenda-setting) dela. O que a MÍDIA ABORDA se torna O ASSUNTO. Bombardeados com chamadas de bbb e a presença de participantes em outros programas, a população fica mais preocupada com seu final do que com assuntos pertinentes a ela.

        Você, caro duelista, não se deve usar como exemplo: você é um cara inteligente, culto e metódico. O michel teló não teve influência em sua vida, mas para algumas pessoas, os famosos tem sim muita influência em seu comportamentos.

        Outro erro brutal em sua afirmação. "venda de imagens que servem aos interesses dos consumidores"... não, servem aos interesses dos anunciantes.

        "E quem é que deve julgar o que é útil para as pessoas?

        ELAS MESMAS." sim, em algo ideal seria assim, mas a alienação afeta a capacidade de julgamento. As pessoas perdem o discernimento de julgar o quer considera certo ou errado, tamanha é a influência midiáticas em suas respectivas cabeças.

        Para terminar, a abordagem política de um veículo tão manipulador como a globo leva a tomada de decisões políticas. O Collor é um exemplo disso: na maneira como ele foi mostrado pela Globo, sempre favorável, jovem, enérgico, caçador de marajás. O debate (transmitido originalmente pela TV Bandeirantes) teve partes retransmitidas no Jornal Nacional e isso foi o suficiente para elevar o Collor e diminuir o Lula, além de totalmente proposital, porque o Roberto Marinho gostava do Collor e a família dele tinha ligação com a Globo Regional.

        No momento em que o Marinho decidiu não apoiar mais o Collor (se não me engano, quando a corda já foi se ajeitando no pescoço do Collor e o Marinho visitou a casa construída pelo Collor imitando a mansão dele), o Collor caiu.

        Ainda podemos nos lembrar dos caras-pintadas das diretas já, que eram influenciados por aquela minissérie transmitida na época.

        Assim sendo, caro duelista, fica claríssima a manipulação midiática na nossa sociedade em TODOS OS FATORES, que prejudica o indivíduo em sua opinião e formação própria.

        Encerro por aqui, sem mais. Peço desculpas pela demora, e aguardo mais debates contra vossa pessoa!

        Abraço.
      • Chico Sofista Após todo este tempo, eis que finalmente Lucas Pierre termina sua jornada de debates.

        Por estes dias, envolveu-se em tantos debates, com tantas pessoas diferentes, que mal teve tempo de estudar e se aprofundar em nenhum dos temas que estava discutindo.

        Desde o começo do debate, eu tentei mostrar para o nosso amigo que ele estava direcionando as críticas dele para o lugar errado.

        Mostrei que é muito importante definir a diferença entre influência cultural e manipulação e também sabermos quando é que a manipulação pode ser boa ou ruim.

        Hipocrisias à parte, o fato é que todos nós temos um ideal próprio de um “Super-Homem”, assim como Nietzsche e também Platão. É um ideal de pessoa perfeita, que faz tudo o que achamos que uma perfeita faria e idealizamos nossas próprias utopias, baseadas em nossos próprios idealismos, ainda que nosso ideal seja tentar viver sem ideais.

        O Super Homem do Lucas é um homem ultra culto, que gosta de ocupar seu tempo livre em debates inteligentes na internet, possui senso crítico e não é manipulado.

        Eu concordo contigo em achar que o mundo seria melhor se as pessoas conseguissem ser menos sugestionáveis. Mas sendo realista, consideremos que não dá para se esperar muito de seres humanos. Mudanças significativas já aconteceram no comportamento das pessoas, mas no fundo no fundo, a maioria das pessoas é, de fato, imbecil.

        Ninguém é obrigado a assistir Big Brother, nem a ouvir Michel Teló. Existem programações gratuitas bem melhores e mesmo assim ninguém as procura.

        O termo “Alienação” refere-se ao estranhamento, divisão ou distanciamento que as pessoas sofrem umas das outras, ou das pessoas daquilo que é importante e significativo para eles, ou de alguma pessoa e seu próprio senso de identidade. Pode-se referir tanto ao estado psicológico do indivíduo (subjetivamente) ou à alguma relação social (objetivamente).

        Quando as pessoas agem como rebanho, consumindo porcaria elas estão se aproximando naquilo que as une: a idiotice. Todos os seres humanos são propensos a idiotice e apenas alguns conseguem realmente evitá-la ao longo da vida.

        Obviamente as pessoas estão distanciadas daquilo que é realmente importante para elas e não sabem disso.

        E também concordo que muita gente tira proveito disso em benefício próprio. A indústria fomenta a divulgação de porcarias à velocidades inimagináveis.

        Agora eu te pergunto, digníssimo Lucas. Se não houvesse público para isso, por que é que a indústria iria perder seu tempo comercializando ideias inúteis?

        Um elo da corrente não pode se dissociar do outro. O mercado é livre para vender os produtos que quiser, desde que tenha gente comprando, manipulada ou não.

        Perceba que a única saída para evitar uma coisa destas, Lucas, seria fazer exatamente o que você está criticando: Manipular as pessoas. Induzí-las a serem mais críticas. Incentivar a promoção de cultura de qualidade acadêmica ao invés de memes pobres e repetitivos que induzem preconceitos. Criar escolas que moldassem às pessoas a ser mais independentes e mais investigativas.

        Experimente ser contratado como roteirista de novelas da globo e tente fazer os diálogos com vocabulário rico, temas inteligentes, tramas surpreendentes e sem nenhum clichê para ver o que acontece. Vai ser despedido na hora. E não é por que não está servindo aos interesses da “mídia manipuladora”, mas sim por que sua novela não vai ter audiência nenhuma!!!! Todos os indicadores de audiência mostram que quando temas muito polêmicos começam a ser discutidos ou quando os atores parecem não “falar a mesma língua do povo”, o ibope despenca. As pessoas não estão interessadas em educação.

        Você sabia que vários índices mostram que o Brasil possui um dos piores sistemas educacionais do mundo e ainda assim, a maior parte da população se diz satisfeita com a própria educação? Em países com pessoas mais instruídas, a tendência é inversa.

        Tente convencer ao Faustão a apresentar grupos de Jazz e música clássica ao invés de Michel Teló e Cia nas tardes de domingo.

        E não é por que o Faustão é um demônio manipulador que lucra com a sua burrice. Mas sim por que existem milhares de pessoas que preferem assistir outras coisas e o Faustão dá a elas o que elas querem, do contrário, bastaria mudar de canal ou desligar a televisão.

        Como você mesmo disse, ninguém é obrigado a assistir novelas, futebol ou Big Brother, todos eles, instrumentos de alienação.

        Eu concordo com você que existe manipulação da mídia e que seus efeitos podem ser nefastos.

        Mas para o lado onde você está apontando suas críticas, eu falho em perceber como é que poderia chegar a alguma possível solução.

        Até a próxima.

        Chico Mefisto.
      • Chico Sofista Debate encerrado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário