quinta-feira, 8 de março de 2012

Lúcio X Mazza - A honestidade do Gaúchismo


lucio2 pereira 21/09/2011
[DL] lucio2 vs Eduardo:a honestidade do GAUCHISMO
será uma honra se o mestre Eduardo aceitar meu desafio já que ambos somos gaúchos e estamos a pleno 20 de setembro!
lucio2 pereira 21/09/2011
revolução farroupilha! acampamentos,tradições a flor da pele nesta época aqui no sul!

mas,até que ponto esta data 20 de setembro é legítima?estamos comemorando uma derrota?SIM,na minha opinião.O poncho verde é uma vergonha histórica e o massacre dos lanceiros negros algo revoltante!

gosto muito deste chão,mas sua hipocrisia e até nacionalismo sem sentido me faz as vezes,refletir sobre o gauchismo...será que ele realmente ainda tem a chama e princípios que os farrapos defendiam? acho que não!!!!
Eduardo ☭ Mazza 21/09/2011
Introdução
Eu me sinto envaidecido por ter sido desafiado por um novato da minha terra de forma tão surpreendente e intempestiva.

Nós gaúchos comemoramos no último dia 20 o orgulho de ser gaúcho, isto é, um povo cuja tradição ecoa Brasil a fora como sendo de homens e mulheres de caráter, e dedicados ao trabalho e com um cultura típica muito rica.

Nosso churrasco, nossas músicas e danças, nosso chimarrão, e nossas mulheres belas é atestado que o povo gaudério tem uma grandiosa tradição reconhecida mundo a fora também.

Infelizmente em termos políticos temos vivido ultimamente um desastre de gestão que precisa ser detido de imediato, mas isso não vem ao caso nesse debate.

Em termos desportivos o nossa estado conta com o melhor time de futebol do mundo que é o INTERNACIONAL e isso é inconteste!

Meu estimado Lúcio, te pergunto macanudo tu compartilhas desta mesma visão de nosso glorioso estado?

Caso seja um gremista canhestro ou uma Noemi como diria Luís Fernando Veríssimo confesse e não tema a minha fúria de homem dos pampas que irá te fazer estrebuchar nesse debate!

Digo a ti meu conterrâneo que a honestidade do gaúcho passa por esse filtro da verdade, e que caso tu sejas um gremista ou uma Noemi, será um prazer pegar meu punhal de churrasco esfaqueá-lo retoricamente!

Não serei muito alongado em minha inicial, até porque o alongado está aqui dentro de minha bombacha a tua espera macanudo!

Faça sua réplica ...
lucio2 pereira 21/09/2011
huahuahhahahuhuahuau....
muito tri vai ser este entrevero!!!

mas uma pequena correção...posso ser novato nesta comunidade mas não no mundo dos debates,só não tenho a elegância prolixa que alguns usam por aqui(não é seu caso,faça-se justiça) E SOU XAVANTE!!! apesar de ir para série D hehe....

voltando ao tema Eduardo,já faz muito tempo que não vejo nada desta bravura quando o assunto é mobilização do nosso povo!estamos contaminados c/ o jeito brasileiro de empurrar as coisas c/ a barriga.Há quanto tempo nosso estado vive de pires na mão fazendo os antigos maragatos e chimangos se revirarem no túmulo referente ao quesito indignação. Outra coisa que não vejo o menor sentido é sustentar um folclore baseado em uma luta puramente econômica! Bento Gonçalves era um sr feudal que financiou a guerra com modos não muito honrados. E se formos discutir a etimologia da palavra gaúcho,teremos mais um elemento que desmorona a honestidade do gauchismo!
Eduardo ☭ Mazza 21/09/2011
Réplica
Respondo agora as duas perguntas da introdução do Lúcio:

“mas,até que ponto esta data 20 de setembro é legítima?estamos comemorando uma derrota? SIM,na minha opinião.O poncho verde é uma vergonha histórica e o massacre dos lanceiros negros algo revoltante!”

Lúcio meu colega de chima, as coisas são tristes quando se trata de relembrar datas cívicas no Brasil inteiro. Veja que no 7 de Setembro comemoramos a independência do que? Independência do capital estrangeiro em nossa economia? Independência da pobreza de nossos irmãos que moram em favelas reféns do crime? Nada disso, comemoramos mais uma vez um oba oba que se repete todo ano que serve apenas para os alunos de história saberem que essa data é um marco do passado, mas não do presente.

Com o 20 de Setembro em nosso estado é da mesma forma.

“gosto muito deste chão,mas sua hipocrisia e até nacionalismo sem sentido me faz as vezes,refletir sobre o gauchismo...será que ele realmente ainda tem a chama e princípios que os farrapos defendiam?”

O gauchismo, a ideologia dos pampas tem quer ser realinhada. Nesse caso, eu sou um separatista. Eu faço eco aos hermanos que querem desvencilhar os estado rio grandense do resto da república brasileira. Somos mais que uma unidade fedarativa, somos uma nação com valores independentes e uma história de lutas e conquistas sem iguais nesse recanto dos país.

Digo mais, que nossos vizinhos de SC e PR devem se unir a nós, mas caso não seja fortes de assumir uma identidade em comum conosco que se bandeiem para os lados da arrogância dos paulistas e cariocas! Que sustentem Brasília e seus párias vindos dos quatro cantos do Brasil!

Somos mais que um estado em território, somos um estado de espírito de idéias que fogem as fronteiras de nossos pampas, temos que valorizar isso, e resgatar nossa identidade de luta e inovação.
Eduardo ☭ Mazza 21/09/2011
Nossos pais vieram de longe e aqui fizeram sua casa, sua vida e sua história. Batizaram esse chão com sangue honrado quando o governo da metrópole imperial quis nos por cabresto. Nós não podemos aceitar isso de novo advindo de um governo que é cheio de incongruências no presente, até porque eles são aliados do planalto central.

Temos que reivindicar nossa identidade nas ruas, nas escolas, nos estádios e transformar o RS em uma voz de libertação para a América do Sul. Estamos fartos de esmolas dos outros, estamos cansados de ser tratados como amigos no momento que querem algo de nós, e como desconhecidos quando pedimos auxílio.

Lúcio, o Rio Grande de Sul é a nossa história, e nossa herança para nossos filhos e netos, então façamos daqui um lugar mais justo e mais livre custe o que custar!
lucio2 pereira 22/09/2011
separatismo? poxa,os "donos" desta terra não estão nem aí para seu povo Eduardo!

aliás,a pouco tempo,"elegemos" uma paulista que teve um governo completamente débil,na minha opinião!(não por ser paulista,que fique claro!!!!)

quanto a indiferença da União para conosco é igual aos demais estados e é medida pelos INTERÉSSES...sei que me entendeu.

não vou negar que concordo contigo em muitos aspectos e que por aqui é inegável este espírito de luta que temos! por isso estou por essas bandas!o conflito,a dicotomia faz parte da convivência deste povo mas não pelo gen gauchista e sim pelos contextos históricos deste chão!

separatismo não garante progresso,mas se discorda...te atira!!! heheheh
Eduardo ☭ Mazza 22/09/2011
Tréplica
Lucio, você como um filho dessa terra de grandes homens poderia ser mais extenso em suas explanações e seguir a tradição de grande oradores gaúchos que temos como por exemplo Pedro Simon que detém o dom da palavra e fala as coisas sem medo de dizê-las.

Noto suas participações mirradas e curtas como falta de convicção nas idéias, e isso numa comunidade de debates é certamente um ponto negativo para quem se diz ser habituado ao mundo forista dos embates retóricos.

Então na sua ultima fala você discorda do movimento separatista da república dos pampas, até porque acena como sendo um membro antagonista do MST com medo de ser despojado de sua terra, ou estou enganado?

Serei breve desta vez visto que creio que será mais curto e grosso ainda na sua última participação nesse debate, até porque como disse lhe falta convicção e além disso idéias para discorrer e aprofundar!
lucio2 pereira 24/09/2011
não é nada disso Eduardo

vejo legítima o movimento do MST.Sou contra o separatismo porquÊ on nosso amado estado já é separado(metade norte e metade sul) do ponto de vista econômico e porque não dizer cultural?

O gauchismo falhou em tentar englobar tudo em um estado unido pelo lenço e pelo facão! que nada! cidades da metade norte são altamente excludentes e possuem numa identidade familiar um tipo de racismo!

não há como o separatismo dar certo pois nosso estado já tem um racha tanto econômico quanto cultural! entendo e aprecio inclusive a cultura do nosso chão!mas sabia que você iria captar o que quis dizer com gauchismo:é isto mesmo:a mania de nos acharmos diferentes em quesito caráter!

foi bom vc citar o Simon! realmente temos bons políticos como ele e o Paim,mas que pagam pau para seus líderes desonestos!!! ou seja,na minha opinião,o gauchismo falhou! oque não quer dizer este povo falhou.LONGE DISSO,mas está na hora de procurarmos uma nova via de identidade cultural mechendo nas velhas feridas e buscando uma real identidade sem desprezar a verdadeira história deste chão dando valor aos verdadeiros heróis daqui!!!
Eduardo ☭ Mazza 24/09/2011
Considerações Finais do Debate Gaudério
Esse debate parece-me que foi mais uma conversa de bolicho do que um debate propriamente, até porque esses temas são recorrentes nas rodas de chimarrão dos amantes de política aqui no Rio Grande.

Hoje quero deixar claro que o RS é um estado que nos momentos que a República do Brasil necessitou de seus préstimos nunca os negou, mas que nós o povo desse estado quando precisamos algo da federação somos tratados como pedintes.

Por esse motivo e por tradição dos ideais de independência do gauchismo que defendo a SEPARAÇÃO da REGIÃO SUL da federação brasileira para formar a REPÚBLICA DOS PAMPAS.

Sempre demos ao Brasil líderes ao povo como Caxias que não passa de um traídor, Vargas, Goulart e outros Bento Ribeiro e seu tocaio e tantos outros que foram expoentes em seu devido tempo em diversos campos como Érico Veríssimo e Falcão.

Não cito Renato Gaúcho até porque ele não passa de Noemi, fugiu do sul para se tornar um carioca da gema falsificado e voltou ao sul apenas para passar vexame diante do Inter.

Lucio te digo que quando me refiro a Simon só me refiro a sua qualidade oratória e não política, assim como Paim que é um vendido ao poder da federação e não representa em nada o RS que o elege vez após vez assim como Simon no Senado.

O gauchismo não falhou e nem faliu mais sim está adormecido devido a falta de convicção das novas gerações nos últimos 20 anos que acho que encaixa você como membro dessa geração.

Lembro que nosso traço de independência e convicção é nossa maior arma para que o gauchismo se torne fonte de novas vitórias nas lutas sociais e cívicas de nosso tempo e pedaço de chão contra o MST que está tomando de forma errada medidas contra famílias de colonos que sempre produziram a riqueza agrícola da mesa do povo gaúcho.

Todos precisam de terra, seja ela como for, mas que façam isso através do trabalho e não da tomada tirana.

Com isso finalizo minha participação tambpém de forma sucinta e agradeço a oportunidade do duelo ao Lucio.

Podem votar via enquete!


Nenhum comentário:

Postar um comentário